Pular para o conteúdo principal

Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1958

A edição de 1958 da Copa do Mundo FIFA marcou a sexta participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persiste até hoje.

O Brasil chegava pela segunda vez em uma final e enfrentaria a anfitriã, Suécia. A seleção brasileira obteria seu primeiro título mundial. O capitão foi Bellini.

O esquema tático do técnico brasileiro Vicente Feola fazia com que Zagallo atacasse e recuasse para marcar no meio-campo, dando origem ao 4-3-3. Com isso, o Brasil mostrou a mais sólida defesa do Mundial (quatro gols sofridos, ao lado do País de Gales). A frente era composta pelo trio Pelé, Garrincha e Vavá.

Na disputa de uma das três vagas destinadas a seleções sul-americanas para a Copa de 1958, o Brasil caiu no Grupo 1, ao lado das seleções do Peru e da Venezuela. Mas os venezuelanos desistiriam da disputa pouco antes dos duelos. Com isso, a decisão de uma das vagas da CONMEBOL ficou restrita a brasileiros e peruanos.

Pelé foi o jogador mais jovem da história das copas do mundo até Norman Whiteside bater o recorde na Copa do Mundo FIFA de 1982.

Com um elenco fabuloso, a Seleção Brasileira enfim obteve o título de campeão mundial na Copa de 1958, após este lhe escapar em edições anteriores, e viu Pelé e Garrincha despontarem como grandes craques do futebol em todos os tempos.

Personagens:
Bellini
Castilho
Dida
Didi
Djalma Santos
Garrincha
Gilmar
Joel
Mário Américo
Nílton Santos
Orlando Peçanha
Paulo Amaral
Paulo Machado de Carvalho
Pelé
Vicente Feola
Zagallo
Zito
Zózimo

Assuntos Relacionados:
Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1958
Copa do Mundo FIFA de 1958
Seleção Brasileira de Futebol



Sugestões

Andreia Fetter Zambrano

Amélia Hruschka

Sérgio Mendes