A edição de 1958 da Copa do Mundo FIFA marcou a sexta participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persiste até hoje.
O Brasil chegava pela segunda vez em uma final e enfrentaria a anfitriã, Suécia. A seleção brasileira obteria seu primeiro título mundial. O capitão foi Bellini.
O esquema tático do técnico brasileiro Vicente Feola fazia com que Zagallo atacasse e recuasse para marcar no meio-campo, dando origem ao 4-3-3. Com isso, o Brasil mostrou a mais sólida defesa do Mundial (quatro gols sofridos, ao lado do País de Gales). A frente era composta pelo trio Pelé, Garrincha e Vavá.
Na disputa de uma das três vagas destinadas a seleções sul-americanas para a Copa de 1958, o Brasil caiu no Grupo 1, ao lado das seleções do Peru e da Venezuela. Mas os venezuelanos desistiriam da disputa pouco antes dos duelos. Com isso, a decisão de uma das vagas da CONMEBOL ficou restrita a brasileiros e peruanos.
Pelé foi o jogador mais jovem da história das copas do mundo até Norman Whiteside bater o recorde na Copa do Mundo FIFA de 1982.
Com um elenco fabuloso, a Seleção Brasileira enfim obteve o título de campeão mundial na Copa de 1958, após este lhe escapar em edições anteriores, e viu Pelé e Garrincha despontarem como grandes craques do futebol em todos os tempos.
(Falecidos)
Bellini
Castilho
Dida
Didi
Djalma Santos
Garrincha
Gilmar
Joel
Mário Américo
Mauro Ramos
Nílton De Sordi
Nílton Santos
Oreco
Orlando Peçanha
Paulo Amaral
Paulo Machado de Carvalho
Pelé
Vicente Feola
Zagallo
Zito
Zózimo
Assuntos Relacionados:
Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1958
Copa do Mundo FIFA de 1958
Seleção Brasileira de Futebol